maio 06, 2009

Predios Que Falam no Destak

Notícia retirada do Destak:

Os 16 prédios inscritos até agora são maioritariamente da Grande Lisboa (Oeiras, Setúbal, Lisboa centro, etc.). A meta é chegar este ano, pelo menos, até aos 100 prédios. Projecto pretende recuperar o espírito comunitário nos prédios.

Inês Santinhos Gonçalves | igoncalves@destak.pt

Passar pelos vizinhos e não receber resposta ao mais bem intencionado «Bom dia» é uma realidade bem conhecida dos citadinos. Para a maioria, as reuniões de condomínio são o único momento em que os vizinhos se encontram, e mesmo aí é a contragosto.

Para quebrar esta espiral de isolamento, um grupo de amigos criou o projecto Prédios que Falam, de modo a recuperar o sentimento de comunidade que em tempos se viveu nos prédios lisboetas e um pouco por todo o País.

A ideia surge inspirada no Dia Europeu dos Vizinhos, dia 26 de Maio, e pretende que nos seis dias anteriores a esta data sejam feitas actividades para aproximar os moradores.

Seis dias de desafios

Rodrigo Dias, um dos organizadores, explicou ao Destak como funciona. Qualquer um pode inscrever o seu prédio, até 13 de Maio, em http://prediosquefalam.marar.eu. Esta pessoa será o organizador e receberá um cartaz pronto a imprimir para poder colar na entrada do prédio. Ao mesmo tempo, o organizador distribui fichas de inscrição, e quem quiser participar tem apenas que as preencher e colocar no correio do mesmo.

A partir daqui, durante seis dias, o organizador coloca desafios nas caixas de correio. «Coisas muito simples, mas com valor», explica Rodrigo Dias. E mesmo que poucos se inscrevam, a iniciativa acaba por chegar a todo o prédio. Fazer um bolo e distribuir as fatias por todos é um bom exemplo. Decorar as janelas é outro.

No Dia do Vizinho os moradores devem organizar um convívio . Até agora, há 16 prédios inscritos, quase todos na Grande Lisboa, mas o objectivo é chegar aos 100. «É preciso quebrar o gelo e muitas vezes só falta um pretexto.»

Sem comentários: